Na indústria de soldagem, é comum encontrarmos discussões sobre o uso de processos sem gás de proteção, frequentemente rotulados como “MIG sem Gás”. Mas será que isso é realmente MIG? Vamos entender melhor essa terminologia e o que está por trás dessa técnica.
Conteúdo
O que é MIG sem Gás?
O termo “MIG sem Gás” é frequentemente usado para descrever o uso de arame tubular auto-protegido. Esse tipo de arame contém um fluxo interno que, ao ser aquecido durante o processo de soldagem, ocorrem reações químicas que geram uma proteção gasosa ao redor do arco. Isso elimina a necessidade de um gás de proteção externo, como o argônio ou o CO2, que é tipicamente usado em soldagem MIG tradicional.
Esquemático do funcionamento do Arame tubular auto-protegido (sem gás):

Vantagens do Arame Tubular Auto-protegido
O arame tubular auto-protegido oferece várias vantagens, especialmente em ambientes onde o uso de cilindros de gás pode ser impraticável. Algumas dessas vantagens incluem:
- Portabilidade: Como não há necessidade de cilindros de gás, o equipamento se torna mais fácil de transportar e usar em diferentes locais.
- Maior tolerância conta vento: Pode ser utilizado em solda de campo, com risco reduzido de ocorrer defeitos, em comparação com MIG e Arame tubular com proteção gasosa.
- Facilidade de Uso: A eliminação do gás de proteção simplifica o setup da máquina, tornando o processo mais ágil.
- Versatilidade: Ideal para trabalhos em ambientes externos ou em locais onde o controle do gás de proteção pode ser complicado.
- Fácil ponteamento: Pode ser usado em substituição a TIG e Eletrodo revestido, com uma máquina portátil (mostrado no final deste artigo).
Desvantagens do Arame Tubular Auto-protegido
- Menor taxa de deposição menor que o arame tubular com proteção gasosa.
- Soldabilidade ligeiramente mais difícil
- Para aplicações onde tem requisito de impacto em baixas temperaturas, este consumível pode não ser adequado.
Especificação de arame
Para este processo é utilizado o arame: AWS A5.20 E71T-11
Enquanto o arame tubular com proteção gasosa convencional é AWS A5.20 E71T-1C (prestar bastante a atenção na compra)
Máquina portátil para pequenas soldas e ponteamento
Algumas máquinas que estão se destacando bem nesta aplicação que recomendamos:
Essas máquinas são super leves e compactas, utilizam um rolo de arame de 1kg com Ø0,8mm e podem ser levadas a qualquer lugar facilmente, mas é somente para executar pontos de solda e algumas soldas curtas e com parâmetros baixos.
Recomendação de arame para utilizar:
Link direto para compra do arame:
